INOV é parceiro no projeto europeu MARISA

voltar
O INOV participou no lançamento do projeto europeu MARISA Maritime Integrated Surveillance Awareness, entre os dias 17-19 de maio em Roma.

O projeto MARISA propõe a criação de uma ferramenta colaborativa de fusão de dados para as forças de segurança que atuam no panorama marítimo com o objetivo de mais eficazmente partilhar informação, identificar potenciais situações de risco e melhorar as capacidades de reação e tomada de decisão.

Enquanto infraestrutura tecnológica, o INOV contribui neste projeto com a sua experiência e know-how no desenvolvimento de aplicações de vigilância que utilizam Inteligência Artificial e algoritmos de machine learning e data mining para o contexto marítimo. O INOV focará assim a sua participação na deteção de padrões comportamentais dos navios e de anomalias que indiquem potenciais situações de ilegalidade ou infração.

O projeto envolve 22 parceiros de nove países europeus e responde à necessidade atual de uma segurança marítima efetiva que requer a integração de ferramentas que permitam combater diferentes cenários como os fluxos de migração ilegal, o tráfico humano, o terrorismo, a pirataria ou o tráfico de armas e drogas.

O projeto MARISA é cofinanciado pela UE no âmbito da Call H2020-SEC-2016-2017-1 Topic SEC-19-BES-2016 Data fusion for maritime security applications.

voltar



Rua Alves Redol, 9 - 1000-029
Lisboa - Portugal