Bolsa de Investigação – Ciências da Comunicação

O INOV – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Inovação (INOV) abre concurso para atribuição de 1 (uma) Bolsa de Investigação no âmbito do projeto europeu de I&D “EFFECTOR – An End to end Interoperability Framework For MaritimE Situational Awareness at StrategiC and TacTical OpeRations”. O INOV é simultaneamente entidade financiadora e entidade de acolhimento do bolseiro. As fontes de financiamento são integralmente detidas pelo INOV.

Requisitos de admissão:

  • Estudantes inscritos/as em mestrado ou mestrado integrado nas áreas de Ciências da Comunicação
    ou
  • Licenciados/as ou mestres em áreas de Ciências da Comunicação inscritos/as em cursos não conferentes de grau académico

Referência: EDITAL 13_BI-M_2021
Área Científica genérica: Ciências da Comunicação ou afins
Área Científica específica: Ciências da Comunicação ou afins

Condições de elegibilidade:

  • Frequência de curso de mestrado em áreas de Ciências da Comunicação ou afins.
    ou
  • Grau de licenciatura ou de mestrado em áreas de Ciências da Comunicação ou afins com inscrição em curso não conferente de grau académico.

A prova de inscrição deve ser efetuada até à contratualização, podendo o/a candidato/a juntar declaração de compromisso de honra em como cumpre os requisitos para inscrição.

Plano de Trabalhos:
O projeto europeu de I&D “EFFECTOR” compreende a realização de atividades de comunicação e divulgação de ciência, nomeadamente através da gestão integrada de vários canais e instrumentos de comunicação. O plano de trabalhos inclui a investigação de estratégias de comunicação digital na área de ciência e tecnologia. O/a bolseiro/a irá desenvolver atividades de gestão de comunicação digital e produção de conteúdos para website e redes sociais, entre outros canais. Para tal, será necessário desenvolver:

  • Planos de conteúdos para website e redes sociais
  • Preparação de materiais de comunicação para canais digitais (copywriting, imagem, vídeo, etc.)
  • Monitorização, avaliação e produção de relatórios de avaliação de comunicação digital

Legislação e regulamentação aplicável: A contratação será regida pelo estipulado na legislação em vigor relativa ao estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado pela lei nº 40/2004, de 18 de agosto, com várias alterações, incluindo as determinadas pelo decreto Lei nº 123/2019, de 28 de agosto, bem como o Regulamento de Bolsas do INOV, homologado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia em 03/01/2020 e pelo Regulamento de Bolsas da FCT em vigor.
Para mais informações consultar o Regulamento de Bolsas do INOV e respetivos anexos em regulamento de bolsa .

Local de trabalho e Orientador Científico: O trabalho será desenvolvido no INOV, em Lisboa, Portugal, sob supervisão científica da Professora Vanessa Moreira.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em janeiro de 2022, eventualmente renovável até ao final do projeto ou da dotação orçamental e desde que com a referida renovação não ultrapasse o prazo máximo de 2 anos.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 835,98 € mensais, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o pagamento efetuado por Transferência Bancária para conta bancária de que o bolseiro seja titular.

Critérios e procedimentos de avaliação e seleção: A seleção do bolseiro será feita pelo júri, que irá ordenar os candidatos com base na análise da informação e dos documentos de candidatura, de acordo com o disposto no artigo 12º do Regulamento de Bolsas do INOV. Para tal serão utilizados os seguintes critérios:

  • Qualidade do CV do candidato [30%]
  • Adequação da formação académica ao trabalho a desenvolver no âmbito do projeto [40%]
  • Experiência em atividades relacionadas com o plano de trabalhos e motivação demonstrada [30%]

Cada candidatura será pontuada de 0 (mínimo) a 10 (máximo) pontos, considerando os critérios mencionados.

Composição do Júri de Avaliação e Seleção:
Efetivos:
Prof: Luís Miguel Silveira (Presidente do Júri)
Prof. Miguel Mira da Silva (Vogal)
Prof. Mário Serafim Nunes (Vogal)

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 29/11/2021 a 14/12/2021.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de email para drh@ inov.pt, com indicação obrigatória da referência EDITAL 13_BI-M_2021, através do envio dos seguintes documentos:

  1. Curriculum Vitae;
  2. Certificado de habilitações;
  3. Comprovativo de inscrição de mestrado ou mestrado integrado;
  4. Outros documentos comprovativos relevantes para a apreciação final;
  5. Carta de motivação.

Prazos e procedimentos de audiência prévia, reclamação e recurso: De acordo com o disposto no artigo 13º do Regulamento de Bolsas.

Share This