À semelhança do Monicap, mas para frotas terrestres, o XTraN permite uma monitorização eficaz dos veículos pertencentes à frota através do uso do sistema de posicionamento GPS. Pode permitir também um contacto em tempo real entre os elementos da frota e o comando central.
O XTraN é composto por duas partes: a unidade móvel que é colocada em cada elemento da frota (tipicamente chamada VLD – Dispositivo de Localização do Veículo) e o concentrador de dados, tipicamente chamado Centro de Controlo.
O VLD tem como função principal a aquisição da sua posição e transmissão da mesma para o Centro de Controlo.
O Centro de Controlo é baseado em PCs a correr um software de base de dados em cima de um sistema de informação geográfica – GIS, permitindo uma monitorização e controlo simples para os operadores de serviço.
As duas partes comunicam via um sistema de comunicações terrestres como GSM, GPRS ou TETRA.
Tendo alcançado um avançado nível de operacionalidade tecnológica, o sistema XTran foi transferido para a empresa TECMIC no âmbito de um processo de transferência de tecnologia.
