LAGO

Criar um Ecosistema de Dados de Investigação FTC para permitir a partilha de dados e ferramentas num ambiente de confiança e segurança
LAGO

Criar um Ecosistema de Dados de Investigação FTC para permitir a partilha de dados e ferramentas num ambiente de confiança e segurança

Objetivo

LAGO (Lessen  data Access and Governance Obstacles) fornecerá as bases para um Ecossistema de Dados de Investigação FTC da UE (RDE) de confiança para abordar a chamada “Questão de Dados” no panorama de investigação da FCT, ou seja, a falta de dados específicos do domínio em qualidade e quantidade suficientes para permitir uma formação e teste adequados dos métodos, plataformas e ferramentas desenvolvidas.

LAGO será fundamental na identificação de barreiras comuns e, subsequentemente, fornecerá as bases estruturais, de governação e técnicas para fomentar e inovar a colaboração em investigação orientada para os dados entre LEAs, profissionais de segurança, agências relevantes da UE, investigadores académicos e industriais, decisores políticos e reguladores.

Para este efeito, LAGO desenvolverá uma Arquitectura de Referência multiactores validada e baseada em provas para a FCT RDE para que estes actores depositem, partilhem e co-criem dados e ferramentas para fins de investigação da FCT com base em regras, protocolos, normas e instrumentos comuns, num ambiente de confiança e segurança.

A Arquitectura de Referência prevista e o quadro de governação que a acompanha basear-se-ão nos princípios de concepção da descentralização, soberania dos dados, qualidade dos dados, abertura, transparência e confiança e respeitarão os valores e princípios da UE sobre protecção de dados, privacidade e ética.

A Arquitectura de Referência será acompanhada por uma Referência TRL-7 Implementação de ferramentas tecnológicas de valor acrescentado para assegurar a realização prática da Arquitectura de Referência como múltiplos espaços de dados e em toda a gama de cenários de utilização concretos.

Um Roadmap fornecerá finalmente as regras consolidadas, condições e considerações para a implementação efectiva da RDE da FCT UE. A ambição final da LAGO é ir além da criação de um repositório comum, a fim de inovar a esfera de investigação orientada para os dados da FCT, criando as bases cruciais para a criação, co-criação, partilha e manutenção de conjuntos de dados de formação e teste para o domínio de investigação da FCT.

SEDE EM LISBOA

Rua Alves Redol, 9

1000-029 Lisboa

Tel. +351 213 100 450

Fax. +351 213 100 445

 

LEIRIA

Morro do Lena - Alto do Vieiro, C

2411-901 Leiria

Tel. +351 244 843 424

Fax. +351 244 843 435

 

 AVEIRO

Rua da Boavista (AIDA) | ZI Taboeira - Alagoas

3800-115 Aveiro

Tel. +351 234 302 409

Fax. +351 234 302 499

Entidade certificada

Cofinanciada por