Demonstração do projeto SATIE no Aeroporto Internacional de Atenas

A primeira de três demonstrações do projeto SATIE decorreu no dia 11 de junho de 2021, no Aeroporto Internacional de Atenas, localizado em Spata, Attica, na Grécia.

O evento realizou-se em regime híbrido e teve como principal objetivo informar os presentes sobre a solução SATIE. Neste foram apresentadas as suas funcionalidades e capacidade de prevenção, deteção, resposta e mitigação de ameaças de forma holística.

As demonstrações na Grécia foram organizadas e coordenadas pelo Aeroporto Internacional de Atenas com o envolvimento e apoio técnico de todos os parceiros. Realizaram-se diversos seminários e workshops, para os participantes, focados na formação sobre o sistema e os respetivos serviços. Durante o evento de demonstração, operadores do Centro de Segurança e Operações e do Centro de Operações do Aeroporto utilizaram e validaram a solução SATIE através da implementação de dois potenciais cenários de um ataque cibernético e físico:

    • Cenário #1: Ataque ciberfísico à segurança dos passageiros;
    • Cenário #2: Ataque ciberfísico no aeroporto, às Portas Automáticas de Controlo de Fronteiras, aos Sistemas de Controlo de Acesso e os sistemas de anúncios públicos.

As ferramentas SATIE envolvidas nos cenários de demonstração de Atenas incluíram o Malware Analyser, o Portal de Gestão de Incidentes (IMP), a Deteção de anomalias nos Registos de Passageiros (ADPR), o Controlo de Acesso Unificado (UAC), o Impact Propagation Simulation (IPS), o Sistema de Alerta de Crises, a Ferramenta de Investigação (SMS-I) e a Plataforma de Avaliação de Riscos (RIS).

Devido às medidas COVID-19 e restrições de viagem associadas, o evento de demonstração contou com 60 participantes via plataforma virtual. A demonstração em formato híbrido apoiou-se no broadcasting online e no processo interativo.

Os especialistas e formados no uso dos novos sistemas SATIE, juntamente com especialistas em segurança, após observarem os cenários de ataque demonstrados, avaliaram positivamente o projeto. O feedback positivo, por parte dos diferentes grupos de participantes, é um reforço encorajador sobre os benefícios do projeto SATIE.

(Publicado originalmente em inglês em SATIE.)

Share This