Investigadores do INOV publicam capítulo no livro Internet of Things – The Call of the Edge – Everything Intelligent Everywhere

Livro Internet of Things – The Call of the Edge - Everything Intelligent Everywhere

Mário Nunes e Augusto Casaca (INOV), Rita Alves, Pedro Póvoa e José Botelho (Águas do Tejo Atlântico) assinam o capítulo Real-time Management of Energy Consumption in Water Resource Recovery Facilities Using IoT Technologies no livro Internet of Things – The Call of the Edge – Everything Intelligent Everywhere, editado por Ovidiu Vermesan e Joël Bacquet e publicado pela River Publishers.

Este livro oferece uma visão geral da Internet das Coisas (IoT) – novas ideias, conceitos, investigação e inovação para permitir o desenvolvimento de tecnologias de IoT em contexto global. É um livro independente, numa série que cobre as atividades do Internet of Things European Research Cluster (IERC).

O capítulo aborda a gestão de consumos energéticos, em tempo real, em infraestruturas de recuperação de recursos hídricos como fator decisivo na gestão da procura por soluções de otimização de consumos. Os autores exploram implementação e desenvolvimento de contadores de energia desenhados para medir parâmetros específicos, de acordo com os processos e equipamento característicos destas instalações, com transmissão de dados para uma plataforma central.

O artigo traduz os resultados alcançados no âmbito do contrato de I&D entre o INOV e a Águas do Tejo Atlântico (AdTA).

 

Share This