O INOV é Centro de Tecnologia e Inovação

O INOV foi reconhecido como Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) na área de Tecnologias de Informação, Comunicações e Eletrónica (TICE). (Despacho n.º 9799-A/2022)

“Os Centros de Tecnologia e Inovação (CTI) são entidades que se dedicam à produção, difusão e transmissão de conhecimento, orientado para as empresas e para a criação de valor económico, contribuindo para a prossecução de objetivos de política pública, enquadrados nos domínios de especialização prioritários nacionais ou das regiões em que atuam.” (ANI, 2022).

O INOV prossegue desta forma a consolidação do seu caminho de entidade de interface que tem por objetivo último auxiliar as empresas (com enfoque nas PME) nos seus processos de inovação e internacionalização, através da endogeneização tecnológica como fator diferenciador das suas estratégias de crescimento.

Segue-se o concurso para o cofinanciamento dos CTI, lançado a 1 de setembro. Este financiamento, com uma dotação inicial de 80 milhões de euros no âmbito da Missão Interface, prevista no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), dá aos CTI – até 2026 – a possibilidade de alargar e consolidar a sua capacidade tecnológica e de intervenção.

Os Centros de Tecnologia e Inovação são da tutela do Ministério da Economia e Mar sendo a ANI – Agência Nacional de Inovação a entidade responsável pela direção dos procedimentos.

Share This