ARMAS
Promoção da segurança rodoviária através da tecnologia espacialPromoção da segurança rodoviária através da tecnologia espacial
O projeto Active Road Management Assisted by Satellite (ARMAS) visava tirar partido da tecnologia espacial, especificamente do Serviço Europeu Complementar de Navegação Geoestacionária (EGNOS), para melhorar a segurança e a gestão rodoviárias.
Objetivos
O projeto ARMAS consistiu em duas fases fundamentais:
- Fase I: Definição do protótipo ARMAS
Definição de aspectos críticos, incluindo considerações institucionais, legais e de segurança. - Fase II: Demonstrações em direto
-Realização de demonstrações em direto dos conceitos ARMAS em matéria de segurança rodoviária, gestão do tráfego e portagens virtuais.
-Demonstração de portagens baseadas no posicionamento por satélite em auto-estradas e áreas urbanas (Zone Tolling).
-Introduziu funcionalidades como “Provisão de Avisos” e “Pedido de SOS”.
Aplicações
O ARMAS fez contribuições notáveis para o domínio rodoviário, concentrando-se principalmente nas portagens baseadas no Posicionamento por Satélite. As principais aplicações incluem:
- Portagens virtuais: Permitiu o pagamento remoto de portagens, eliminando a necessidade de parar e reduzindo as filas de trânsito.
- Segurança e resposta a emergências: Permitiu que os veículos enviassem informações em tempo real sobre problemas durante a viagem, incluindo um alarme SOS de emergência, possibilitando assistência imediata.
- Gestão de tráfego em tempo real: Forneceu aos condutores avisos sobre os perigos que se avizinham, facilitando alertas prévios e permitindo medidas pró-activas para evitar eventos na estrada.
- Desenvolvimentos futuros: O ARMAS lançou as bases para enfrentar desafios como a Deteção e Evitação de Obstáculos e o Aconselhamento e Controlo Inteligente da Velocidade.
Informações técnicas
Foram efectuados testes em tempo real na Ponte Vasco da Gama sobre o Tejo, uma das pontes mais longas da Europa.
Os receptores de bordo calcularam posições em tempo real, permitindo a comunicação com um centro de controlo regional.
O Virtual Tolling assegurou uma passagem sem problemas pelas portagens, contribuindo para um sistema de portagens electrónicas à escala europeia.
Calendário
- O projeto ARMAS teve início em abril de 2003, com a conceção preliminar concluída em novembro de 2003.
- Desenvolvimento e teste contínuos do sistema, com uma demonstração realizada em setembro de 2005.
- O projeto foi concluído em fevereiro de 2006.
Consórcio
O projeto ARMAS (Active Road Management Assisted by Satellite) foi uma colaboração da Agência Espacial Europeia com o consórcio português, que incluiu a Skysoft Portugal, o INOV, a Auto-Estradas do Atlântico e a Lusoponte, num estudo sobre como a tecnologia espacial pode melhorar a segurança na estradas
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