EFFECTOR

Interoperabilidade de ponta a ponta para a consciência da situação marítima em ativos de operações estratégicas e táticas, via prevenção, deteção, resposta e mitigação de ameaças físicas e cibernéticas
EFFECTOR

Interoperabilidade de ponta a ponta para a consciência da situação marítima em ativos de operações estratégicas e táticas, via prevenção, deteção, resposta e mitigação de ameaças físicas e cibernéticas

Objetivo

Melhorar a vigilância marítima, melhorar o apoio às decisões e promover a colaboração das partes interessadas através da implementação de um quadro de interoperabilidade e serviços de análise e fusão de dados para vigilância marítima e segurança de fronteiras. Permitir a deteção mais rápida de novos eventos, tomada de decisão melhor informada, obtenção de compreensão e realização conjunta de uma situação além-fronteiras, permitindo uma cooperação contínua entre as autoridades operacionais e as forças de intervenção no local, garantindo que todas as regras de privacidade e proteção de dados existentes sejam respeitadas.

Impacto

A estrutura de interoperabilidade do EFFECTOR para Consciência Situacional Marítima será testada e validada: as soluções de interoperabilidade aplicadas, o quadro situacional melhorado, os novos conceitos de vigilância e a partilha eficiente de informações através do uso operacional do demonstrador de interoperabilidade integrada EFFECTOR. A estrutura de interoperabilidade do EFFECTOR será uma solução holística, económica e altamente confiável, que pode ser construída em infraestruturas e sistemas legados existentes e facilitará a integração de sistemas de vigilância marítima e a partilha de uma consciência situacional além-fronteiras. O EFFECTOR permitirá a cooperação de Centros de Coordenação nacionais.

Participação INOV

O INOV participa no design, arquitetura e estrutura de interoperabilidade, contribuindo para a definição do sistema EFFECTOR, as especificações e mapeamento de tipos de dados, formatos, protocolos e comunicações, o projeto de adaptadores para conectividade contínua e roteamento e mensagens interoperáveis ​​e o sistema geral arquitetura. O INOV contribui para a adaptação e configuração do sistema EFFECTOR e na implementação de adaptadores para conectividade contínua e interface com fontes de informação heterogéneas. O INOV participa na integração e teste de sistemas e nas demonstrações, validação e avaliação, apoiando os ensaios marítimos portugueses e franceses. Lidera a coordenação dos workshops para apresentar e promover os resultados do EFFECTOR para o consórcio, utilizadores finais, profissionais e decisores políticos.

effector

Projeto cofinanciado pelo Programa-Quadro H2020 da União Europeia sob o contrato n.º 883374.

SEDE EM LISBOA

Rua Alves Redol, 9

1000-029 Lisboa

Tel. +351 213 100 450

Fax. +351 213 100 445

 

LEIRIA

Morro do Lena - Alto do Vieiro, C

2411-901 Leiria

Tel. +351 244 843 424

Fax. +351 244 843 435

 

 AVEIRO

Rua da Boavista (AIDA) | ZI Taboeira - Alagoas

3800-115 Aveiro

Tel. +351 234 302 409

Fax. +351 234 302 499

Entidade certificada

Cofinanciada por

Share This