FERMI

Métodos tecnológicamente avançados para monitorizar a difusão de notícias falsas e implementar contramedidas de segurança
FERMI

Métodos tecnológicamente avançados para monitorizar a difusão de notícias falsas e implementar contramedidas de segurança

Objetivo

As redes sociais em linha, os meios de informação e as plataformas web são a forma como as sociedades contemporâneas operam para a comunicação, troca de informação, negócios, co-criação, aprendizagem e aquisição de conhecimento.  No entanto, a veracidade da informação que circula no mundo digital está frequentemente em disputa.

De facto, a desinformação e as notícias falsas (D&FN) afectam e distorcem cada vez mais a opinião pública. Os governos nacionais e as instituições supranacionais reconhecem a difusão das D&FN como um problema social pernicioso.

De facto, a difusão online de D&FN pode ter consequências graves. Primeiro, a difusão de D&FN pode infundir incerteza e medo, intensificar as situações de crise, enfraquecer as sociedades europeias, agravando as suas divisões.

Por sua vez, o aumento das divisões e do medo leva a episódios de violência física offline e outros crimes de ódio. Como tal, as D&FN têm o poder de polarizar os debates públicos e colocar em risco a saúde, a segurança e o ambiente dos cidadãos da UE.

Finalmente, o uso de contas falsas, o envolvimento de conteúdos falsos gerados por IA e o uso de bots que podem espalhar D&FN em escala, colocam problemas adicionais. O FERMI (Fake nEws Risk MItigator) irá explorar uma metodologia holística e interdisciplinar para uma estrutura que irá analisar exaustivamente as D&FN e as suas fontes, em combinação com todos os factores socioeconómicos que possam afectar tanto a propagação de tais incidentes como os seus efeitos em múltiplas dimensões da sociedade.

Impacto

Compreendendo um conjunto de desenvolvimentos tecnológicos inovadores, a FERMI facilitará às Autoridades Policiais da UE a detecção e monitorização da forma como as D&FN se propagam, tanto em termos de locais como dentro de diferentes segmentos da sociedade, e a criação de contramedidas de segurança relevantes; produzirá e divulgará material de formação à medida concebido para:

  1. Autoridades Policiais Europeias
  2. outros profissionais e partes interessadas
  3. cidadãos da UE para combater a propagação e limitar o impacto das D&FN e aumentar a confiança digital

SEDE EM LISBOA

Rua Alves Redol, 9

1000-029 Lisboa

Tel. +351 213 100 450

Fax. +351 213 100 445

 

LEIRIA

Morro do Lena - Alto do Vieiro, C

2411-901 Leiria

Tel. +351 244 843 424

Fax. +351 244 843 435

 

 AVEIRO

Rua da Boavista (AIDA) | ZI Taboeira - Alagoas

3800-115 Aveiro

Tel. +351 234 302 409

Fax. +351 234 302 499

Entidade certificada

Cofinanciada por