Fish2Fork

Melhorar as aptidões e competências no Processo das Pescas até ao Garfo do Cliente
Fish2Fork

Melhorar as aptidões e competências no Processo das Pescas até ao Garfo do Cliente

Objetivo

O principal objetivo do projeto é criar uma rede de competências para facilitar a partilha de informação e a cooperação entre todos os intervenientes do sector do peixe e trazer as melhores práticas das pisciculturas norueguesas para Portugal e melhorar o processo de controlo das pescas e a cadeia de abastecimento associada.

Impacto

Este projeto faz parte do Programa de Crescimento Azul do EEA Grants (Aviso #5 – Educação). O projeto visa reduzir o défice de competências e a escassez de profissionais técnicos com uma qualificação adequada para o crescimento azul, desde a produção de peixe em aquacultura ou captura em mar, até ao cliente final, num processo melhorado de fish2fork.

Novas abordagens tecnológicas, como Internet das Coisas (IoT), Blockchain (Bck), ou ciência de dados, permitem uma melhor transparência, controlar o processo da pesca ilegal e ter processos mais eficientes na pesca e na aquacultura.

Participação INOV

O projeto promovido pelo INOV contempla as seguintes atividades:

    • Formação altamente especializada em estudos partilhados das universidades portuguesas (IST e ISCTE) e do INOV com a universidade de Molde.
    • Investigação e formação conjunta para partilha de conhecimentos entre Portugal e a Noruega.
    • Construção de um novo conjunto de disciplinas de ensino, como IoT4fishing, Blockchain4fishing, DataScience4fishing, Logística e operações para a pesca. Um conjunto de temas relacionados existentes serão adaptados para novos cursos em Portugal.
    • Duas Escolas de Verão abertas a estudantes internacionais e que darão origem a um novo mestrado em ciências de dados para o mar e tópicos relacionados, a realizar na Escola de Gestão do ISCTE.

O programa de educação para o mar tem duas vertentes:

    • Novos programas na universidade testados nas Escolas de Verão com estudantes nacionais e internacionais: novos conjuntos de programas ECTS para o mar nas universidades portuguesas numa abordagem multidisciplinar de informática (INOV com as universidades associadas do IST e ISCTE) e gestão (Noruega).
    • Nova rede de competências para a formação de novos profissionais para o mar e o peixe: introduzir novas tecnologias disruptivas como IoT, Blockchain e Data Science; formação de novos profissionais para melhorar o processo da cadeia de abastecimento de peixe e novos processos de controlo para reduzir a pesca ilegal.
Fish2Fork
EAA Grants

Financiado por: EEA Grants

Operador do programa: DGPM – Direção Geral de Política do Mar

Promotor: INOV – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Inovação
Rua Alves Redol, 9, 1000-029 Lisboa, Portugal

Parceiro: Molde Universityu College
Britvegen 2, 6410 Molde, Norway

 

Data de início: 19/10/2021
Data de fim: 31/10/2023
Duração: 24 meses

SEDE EM LISBOA

Rua Alves Redol, 9

1000-029 Lisboa

Tel. +351 213 100 450

Fax. +351 213 100 445

 

LEIRIA

Morro do Lena - Alto do Vieiro, C

2411-901 Leiria

Tel. +351 244 843 424

Fax. +351 244 843 435

 

 AVEIRO

Rua da Boavista (AIDA) | ZI Taboeira - Alagoas

3800-115 Aveiro

Tel. +351 234 302 409

Fax. +351 234 302 499

Entidade certificada

Cofinanciada por

Share This