IRIS

Sistema de Relatórios de Ameaças e Resposta a Incidentes de Inteligência Artificial
IRIS

Sistema de Relatórios de Ameaças e Resposta a Incidentes de Inteligência Artificial

Objetivo

O projeto IRIS tem por objetivos:

  • implantar deteção autónoma de ameaças de IoT e IA, enriquecida com colaboração e partilha de informação sobre ameaças com base na privacidade e proteção avançada de dados e responsabilidade.
  • apresentar a primeira formação online dedicada e exercícios cibernéticos para preparar CERTs / CSIRTs para proteger de forma colaborativa infraestruturas e sistemas críticos contra ameaças internacionais de IA e IoT.
  • integração na plataforma MeliCERTes existente da UE, com o apoio do INTRASOFT, enquanto a formação se baseará no cyber range existente da THALES, e a participação da ECSO garantirá a contribuição para as atividades de normalização e a formulação de políticas públicas.

Com o apoio formal dos quatro projetos-piloto da Rede de Competências de Cibersegurança H2020, o projeto IRIS também estará envolvido ativamente no ecossistema de segurança cibernética na Europa.

Impacto

Os avanços em Inteligência Artificial (IA) e em Internet das coisas (IoT) aumentaram exponencialmente nos últimos anos, assim como as preocupações com a segurança cibernética. O projeto IRIS abordará os desafios dos sistemas de Tecnologias de Informação e Comunicações (TIC) baseados em IoT e IA atarvés de uma abordagem colaborativa centrada em equipas de resposta a incidentes de segurança (CERTs / CSIRTs). Especificamente, o projeto equipa CERTs / CSIRTs com um kit de ferramentas de resposta a incidentes de última geração para avaliar, detetar, responder e partilhar informações sobre ameaças e vulnerabilidades de IoT e sistemas de TIC baseados em IA. O projeto estabelecerá a primeira formação online dedicada e exercícios cibernéticos para preparar CERTs / CSIRTs para proteger colaborativamente infraestruturas e sistemas críticos contra ameaças internacionais de IA e IoT. Os demonstradores piloto serão conduzidos em Helsinque, Tallinn e Barcelona.

Participação INOV

Para além da coordenação deste consórcio europeu e do projeto IRIS, o INOV contribui para o projeto com conhecimento em criptográfica de controlo de acessos em ambientes distribuídos e totalmente decentralizadas suportada por blockchain. Este conhecimento desenvolvido no âmbito de uma iniciativa de combate às fake news, garante, através de criptografia, que as regras de controlo de acessos à informação distribuída definidas por cada entidade, são respeitadas. Esta contribuição é fundamental para assegurar a proteção de informação trocada, incluindo dados pessoais, entre as equipas de resposta incidentes.

SEDE EM LISBOA

Rua Alves Redol, 9

1000-029 Lisboa

Tel. +351 213 100 450

Fax. +351 213 100 445

 

LEIRIA

Morro do Lena - Alto do Vieiro, C

2411-901 Leiria

Tel. +351 244 843 424

Fax. +351 244 843 435

 

 AVEIRO

Rua da Boavista (AIDA) | ZI Taboeira - Alagoas

3800-115 Aveiro

Tel. +351 234 302 409

Fax. +351 234 302 499

Entidade certificada

Cofinanciada por

Share This