ENSURESEC completa arquitetura de sistema para segurança de comércio eletrónico

Após 10 meses do início do projeto ENSURESEC – End-to-end Security of the Digital Single Market’s E-commerce and Delivery Service Ecosystem, coordenado pelo INOV, os parceiros concluíram a definição da arquitetura da plataforma – o segundo marco no desenvolvimento de um solução ciberfísica para proteger transações eletrónicas.

A equipa responsável pela plataforma integrada analisou os requisitos sociais, de privacidade, éticos e legais, bem como as melhores práticas para o seu cumprimento no desenvolvimento de uma plataforma segura em conformidade com a legislação aplicável.

Em paralelo à identificação dos requisitos legais e éticos, as equipas técnicas trabalharam em colaboração com os utilizadores finais para combinar as potenciais capacidades do projeto com as necessidades reais dos profissionais. A colaboração nessas tarefas permitiu reunir todos os requisitos e dados necessários para definir cenários confiáveis ​​para os casos de uso do projeto, assim como os respetivos requisitos técnicos para componentes individuais da plataforma. De seguida, as equipas irão abordar a componente inicial e teste da plataforma e o desenvolvimento dos protótipos das ferramentas.

Enquanto solução sociotécnica para proteger as atividades de comércio eletrónico do Mercado Único Digital Europeu, o ENSURESEC combina um kit de ferramentas de segurança, de código aberto automatizado e distribuído, incluindo monitorização de ameaças ciberfísicas e avaliação de impacto, com grande escala de formação e consciencialização das PME e dos cidadãos sobre segurança nas transações eletrónicas com o objetivo de melhorar a resiliência deste ecossistema. 

Share This