INOV participa no projeto de cibersegurança COMPACT

O projeto europeu COMPACT – Competitive Methods to protect local Public Administration from Cyber security Threats arrancou com a reunião de lançamento nos dias 24 e 25 de maio, em Roma.

O projeto envolve 14 parceiros de cinco países europeus para responder ao desafio de dotar as administrações públicas locais de competências e tecnologias que lhes permitam tornar-se agentes ativos na construção da sua resiliência a ciberataques. Os grandes objetivos do projeto são: consciencializar as administrações para a questão da cibersegurança, promover a partilha de informação entre administrações públicas locais europeias, e ligá-las a iniciativas europeias em cibersegurança.

O INOV continua assim a desenvolver a sua experiência em cibersegurança depois do desenvolvimento do protótipo do Business Process based Intrusion Detection System (BP-IDS)  no âmbito do projeto ECOSSIAN, com validação em sistemas de transportes públicos. O sistema será agora testado no contexto da atividade das administrações públicas locais contando o projeto com a participação, em fase piloto, de cinco administrações europeias: Amadora (Portugal), Afrágola e Bolonha (Itália), Donostia-San Sebastián (Espanha) e Bremerhaven (Alemanha).

Com o COMPACT, os parceiros pretendem desenvolver uma solução tecnológica inovadora de monitorização em tempo-real, formação de colaboradores através de gamificação em cibersegurança, partilha de informação e avaliação de risco e ameaças.

Share This