CICLOPE




O CICLOPE é um sistema de monitorização de incêndios florestais com deteção automática de incêndios através de tecnologia IA. O sistema apoia a tomada de decisões na gestão de incêndios rurais, permitindo uma alocação eficiente de recursos durante o combate.
O CICLOPE é um sistema modular projetado para operar em qualquer local e área territorial e é composto por dois elementos principais:
- Torres de Acompanhamento Remoto – onde estão as câmaras de deteção e de vigilância, os rádios e as estações meteorológicas.
- Centros de Gestão e Controlo – normalmente localizados nos Comandos Sub-regionais da ANEPC e Comando Territoriais da GNR, são as salas de onde se gere as ocorrências.
Informação oportuna e fiável no combate a incêndios rurais
A deteção automática e adaptativa de focos de incêndio permite identificar colunas de fumo, pontos quentes ou chamas, durante o dia a noite, mesmo sob condições mais adversas como neblina.
A monitorização remota, com informação em tempo real baseada em streaming de vídeo georreferenciado, fornece às forças de combate a incêndios notificações oportunas com localização precisa dos incidentes.
Tecnologia inovadora na deteção de incêndios
Um sistema de vigilância em tempo real oferece um conjunto de possibilidades integradas, em que a conectividade (IoT) integra veículos aéreos não tripulados (UAV), Augmented Analytics (AA), inteligência artificial (AI), possibilitando às forças de combate a incêndio a gestão simultânea de várias ocorrências, apoiando na alocação eficiente de recursos.
Cobertura CICLOPE, 2025:
»146 Torres de Acompanhamento Remoto
»+50 Centros de Gestão e Controlo
»4.000.000 hectares Área Coberta
»45% do Território Nacional Continental
»60% da floresta facional continental
Assista à reportagem sobre o CICLOPE no programa “Falar Global”.
