Projeto e-BALANCE concluído com nota positiva

Está concluído o projeto e-Balance, projeto europeu que decorreu durante três anos e meio envolvendo 11 parceiros de 5 Membros-Estado da UE, e cujo principal objetivo era integrar clientes energéticos em futuras redes inteligentes, procurando antecipar e dar resposta a futuros problemas ambientais através de soluções técnicas holísticas, baseadas em TIC, novos modelos de negócio e nos comportamentos dos cidadãos em contextos reais.

A revisão final da Comissão Europeia a 29 de setembro concluiu que o projeto atingiu e cumpriu os objetivos a que se propôs, com boa qualidade nos resultados obtidos.  

O INOV foi um parceiro determinante no projeto, nomeadamente num dos dois pilotos implementados. O piloto da Batalha foi montado na rede de distribuição elétrica da EDP tendo o INOV projetado e construído todos os sensores trifásicos colocados nos postos de transformação e armários de distribuição aéreos, tendo sido também responsável pela rede de comunicações RF Mesh, utilizada para comunicação entre os sensores e o equipamento localizado nos postos de transformação. 

Para além desta atividade, o INOV esteve também envolvido na definição e concretização dos vários use cases do projeto que demonstraram o aumento de fiabilidade de facilidades de gestão na rede de baixa tensão que se conseguiu atingir com a solução e-balance.

 

O e-BALANCE é financiado no âmbito do Programa-Quadro FP7 da União Europeia sob o contrato n.º 609132.

Share This