T-SESSION | O Fabrico Aditivo no contexto da Indústria 4.0

No dia 15 de fevereiro, às 17h:00, vamos falar sobre O Fabrico Aditivo no contexto da Indústria 4.0 com o Professor Joel Vasco (INOV/Instituto Politécnico de Leiria).

O evento online é de participação gratuita, sujeita a inscrição aqui.

Resumo:

O fabrico aditivo tornou-se uma das tecnologias de fabrico mais importantes nas últimas três décadas. A capacidade de construção de forma livre desempenha um papel relevante em aplicações industriais onde as abordagens convencionais de fabrico podem não ser tecnicamente ou mesmo economicamente viáveis. O desenvolvimento de materiais avançados para fabrico aditivo é um processo contínuo, proporcionando uma nova vantagem competitiva para este domínio de tecnologias. Hoje em dia, o fabrico aditivo desempenha um papel importante na produção de geometrias complexas para produtos de diversos domínios, como aeroespacial, automóvel, médico/farmacêutico entre outros, apoiados em materiais de alto desempenho e processos de de maior eficiência.

A cadeia de produção distribuída de fabrico também se tornou uma realidade, possibilitando novos modelos de negócios e preenchendo as lacunas entre designers, engenharia de produto/fabrico e utilizadores finais. Além disso, surgem em diversas indústrias elevados níveis de automação do fabrico, nomeadamente, fábricas inteligentes incorporando equipamentos de fabrico aditivo como resposta a necessidades geométricas complexas.

A normalização surgida em 2015 para materiais, testes de materiais e processos de fabrico começou a estabelecer padrões fundamentais para harmonizar o uso de tecnologias de fabrico aditivo em todo o mundo. Nesta nova década, o fabrico aditivo enquadra-se num futuro promissor e sustentável quanto à otimização dos processos de produção, otimização de produtos. Esta comunicação apresenta as perspectivas atuais da adoção do fabrico aditivo em diversos domínios e o seu impacto prospectivo nos modelos de negócios e da produção industrial.

 

Share This